JEJUM
- Paulo Cesar Kowalski
- 4 de jun. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2021

Prover à Maneira do Senhor: Resumo do Guia de Bem-Estar para Líderes Prover à Maneira do Senhor: Resumo do Guia do Líder para o Bem-Estar, (2009), 1–8
Responsabilidades dos Membros
Os líderes do Sacerdócio e da Sociedade de Socorro devem ajudar os membros a entender suas responsabilidades pessoais, familiares e para com o próximo.
Marcos 12:41–44
Prover para Si e Sua Família
Os membros da Igreja são responsáveis por seu bem-estar espiritual e temporal. Abençoados com o dom do livre-arbítrio, eles têm o privilégio de estabelecer o próprio rumo, resolver os problemas e esforçar-se para se tornar autossuficientes. Os membros fazem isso sob a inspiração do Senhor e com o próprio trabalho.
Elementos da Autossuficiência
Autossuficiência é a capacidade, compromisso e esforço de suprir as necessidades vitais de nós mesmos e a de nossa família. Quando os membros são autossuficientes, eles também estão mais capacitados a cuidar dos outros.
Quando os membros da Igreja estão fazendo tudo o que podem para prover por si mesmos, mas ainda assim não conseguem satisfazer suas necessidades básicas, devem primeiramente recorrer a sua família em busca de ajuda. Quando isso não for suficiente, a Igreja estará pronta a ajudar.
Algumas das áreas nas quais os membros devem ser autossuficientes estão resumidas abaixo e na página 2.
Instrução e a Capacidade de Ler e Escrever. A instrução pode aprimorar, enobrecer e proporcionar entendimento que conduzem a uma vida mais feliz. Os membros devem estudar as escrituras e outros bons livros; melhorar a capacidade de ler, escrever e entender a matemática básica; conseguir instrução formal ou treinamento equivalente necessário para conseguir um emprego.
Saúde Física. O Senhor ordenou que os membros mantivessem saudáveis o corpo e a mente. Eles devem obedecer à Palavra de Sabedoria, comer alimentos nutritivos, exercitar-se regularmente e ter um sono adequado. Devem banir substâncias ou práticas que abusem do corpo ou da mente e que causem dependência. Devem manter o lar e os arredores limpos e higiênicos e providenciar cuidados médicos e odontológicos adequados. Devem também esforçar-se para desenvolver bons relacionamentos com as pessoas da família e com os outros.
Emprego. O trabalho é a base sobre a qual repousam a autossuficiência e o bem-estar temporal. Os membros devem preparar-se e selecionar uma ocupação conveniente ou trabalho por conta própria que vai prover suas próprias necessidades e as de sua família. Eles devem tornar-se qualificados em seu trabalho, ser diligentes e dignos de confiança e prestar serviço honesto pelo pagamento e benefícios que recebem.
Armazenamento Doméstico. Para ajudar a cuidar de si mesmos e de seus familiares, os membros devem:
Preparar um armazenamento de três meses de alimentos que façam parte de seus hábitos alimentares.
Armazenar água para beber em caso de haver contaminação ou falta de abastecimento.
Fazer gradualmente um armazenamento de alimentos para o sustento da família.
Ver Preparar Todas as Coisas Necessárias: Armazenamento Doméstico, p. 3 (item 04008).
Finanças. Para tornarem-se autossuficientes financeiramente, os membros devem:
Pagar dízimos e ofertas.
Evitar dívidas desnecessárias.
Preparar um orçamento e viver dentro dele.
Fazer gradualmente uma poupança.
Ensinar os princípios de administração financeira aos membros da família.
Ver Preparar Todas as Coisas Necessárias: Finanças da Família, p. 3 (item 04007). Força Espiritual. A espiritualidade é essencial para o bem-estar temporal e eterno de uma pessoa. Os membros da Igreja devem exercer fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, obedecer aos mandamentos de Deus, orar diariamente, estudar as escrituras e os ensinamentos dos profetas modernos, assistir às reuniões da Igreja e servir nos chamados e designações da Igreja. Cuidar dos Outros Durante Seu ministério mortal, o Salvador andou entre os pobres, doentes e aflitos, ministrando em suas necessidades e abençoando-os com cura e esperança. Ele ensinou Seus discípulos a fazer o mesmo. Estender a mão aos aflitos é uma característica fundamental dos discípulos de Jesus Cristo (ver João 13:35). Em nossos dias o Senhor novamente ordenou a Seu povo que cuide dos pobres e necessitados. Ele disse: “Eis que vos digo que deveis visitar os pobres e necessitados e ministrar-lhes auxílio” (D&C 44:6). Os membros da Igreja são incentivados a prestar serviço de solidariedade aos necessitados. Eles devem “ocupar-se zelosamente numa boa causa”, servindo sem ser compelidos (ver D&C 58:26–27). O Senhor descreveu a Sua maneira de cuidar dos pobres e necessitados. Ele instruiu os santos a “[darem] de [seus] bens aos pobres, (…) e [eles] serão entregues ao bispo (…) [e] [serão] guardados em meu armazém para dar aos pobres e necessitados” (D&C 42:31, 34). O Senhor explicou mais tarde que as ofertas deveriam incluir os talentos dos membros. Esses talentos devem “[ser] lançados no armazém do Senhor, (…) todo homem procurando os interesses de seu próximo e fazendo todas as coisas com os olhos fitos na glória de Deus” (D&C 82:18–19). O armazém do Senhor não se restringe a um prédio usado para distribuir alimento aos pobres. Inclui também uma oferta fiel de tempo, talentos, compaixão, materiais e recursos financeiros de membros fiéis doados ao bispo para cuidar dos pobres e necessitados. Portanto, o armazém do Senhor existe em cada ala. O bispo é o agente do armazém do Senhor.
Σχόλια